Home / Ultimas Noticias / 5 formas com que pessoas inteligentes atrasam seu sucesso

5 formas com que pessoas inteligentes atrasam seu sucesso

Ser uma pessoa brilhante nem sempre é garantia absoluta de sucesso. É muito comum que pessoas inteligentes não atinjam o sucesso e principalmente os objetivos almejados.

Em artigo publicado no site da Harvard Business Review, a psicologa Boyes destaca 5 principais fatores que contribuem para o individuo não aproveitar todo seu potencial. I muito importante entende quais os pontos fracos, explica a psicologa Boyes, e mais importante ainda é saber como contorná-los. Ela ainda oferece algumas recomendações para que as pessoas identifiquem seus principais pontos

Abaixo valos exaltar eles: 

 

5 formas com que pessoas inteligentes autossabotam seu sucesso

1 Desvalorizar habilidades diversas

É muito importante o autoconhecimento buscando habilidades escondidas e não aperfeiçoadas, tais como habilidades interpessoais, concentrar demais no seu intelecto é um primeiro passo apontado por ela. As pessoas inteligentes em certos momentos não enxergam outras competências importantes.

Isso não vem do nada e não é incomum. “A maioria das pessoas tem um viés natural em relação ao desejo de capitalizar seus pontos fortes e, inversamente, prefere evitar pensar em áreas nas quais não são naturalmente tão fortes.”

Na maioria dos casos, é preciso ter mais que inteligência “crua” para crescer e avançar. Concentrar-se apenas em uma força maior, em vez de também abordar suas fraquezas, tende a autossabotagem, relata Boyes.

A solução proposta: 

Busque pontos fortes para superar as suas fraquezas. Aprender com facilidade, pode facilitar e ser muito vantajoso nessa etapa. Não precisa mudar completamente sua personalidade, apenas exercitando os comportamentos que sua fortaleçam a sua competência que não está tão desenvolvida.

2 Quando o trabalho em equipe é frustrante

Quem busca novos conceitos, rapidamente pode sentir dificuldades para trabalhar em equipe com outras pessoas mais lentas neste processo de desenvolvimento e processamento destas informações.

Pessoas inteligentes também às vezes acham difícil delegar por sentirem que podem realizar melhor a tarefa segurando para si grandes oportunidades de dividir as tarefas. É bastante provável, conforme a psicóloga, para quem tende muito a buscar o perfeccionismo.

A solução proposta: 

Busque identificar as suas reações internas e entender de onde vêm, busque também aprender a apreciar intuitivamente as muitas vantagens que a diversidade poderá trazer para sua equipe e para você, destaca Boyes.

3 Atribuir toda sua autoestima à inteligência

“Pessoas inteligentes muitas vezes atribuem grande parte de sua autoestima a ser inteligente, diminuindo assim sua resiliência.” Neste caso qualquer situação que manifeste a sensação de não tão brilhante. Algunas individuos sentem-se diminuídos quando trabalham com pessoas taxadas como mais inteligentes essa sensação é altamente ameaçadora.

A solução proposta: 

Busque uma visão mais objetiva e busque benefícios quando trabalhar com pessoas que se destacam no grupo. “Se você está se cercando de pessoas inteligentes, você está fazendo algo certo”, afirma a psicóloga, “lembre-se, o ferro afia o ferro.”

Quanto mais acostumar-se a receber críticas de quem acredita em seu talento e capacidade, mais fácil contornara a situação.

4 Entendiar-se facilmente

“Ser inteligente nem sempre é ser curioso, mas se você tem essas duas ou mais qualidades, pode se sentir facilmente entediado com algumas atividades atividades repetitivas.” O sucesso é resultado de criatividade, buscar melhores formas e maneiras de fazer a mesma coisa.

A solução proposta: 

Tentar mudanças drásticas, algumas ações de curto tempo devem ser toleradas isso pode trazer muito benéfico no seu sucesso. Por exemplo, dedicar cinco horas por semana a alguma atividade monótona, que seja vantajosa, pelo menos a longo prazo. Busque sempre a oportunidade de aprender principais campos da sua vida.

5 Achar reflexão profunda é a chave para qualquer problema

As pessoas acham que a reflexão é a respostas para tudo, pessoas inteligentes podem ter dificuldade de visualizar quando uma abordagem diferente e trata mais benefícios.

A solução proposta: 

Considerar outras estratégias além da reflexão podem trazer sucesso mais rapidamente. “Experimente fazer pausas para soltar-se e permita-se aprender fazendo, em vez de pesquisar exaustivamente”, diz Boyes. Quando percebe que está encontrando a solução e com reflexões negativas, por sua vez, ela indica realizar uma atividade que utilize toda sua capacidade, um bom exemplo é montar um quebra-cabeça.

Gostou dessa oportunidade? Então compartilhe:

Check Also

Presos suspeitos de assassinato de Marielle e Anderson

Os Policiais da Divisão de Homicídios da Polícia Civil e também o Ministério Público da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *