Home / Educação / SISU 2019 Seleção Unificada

SISU 2019 Seleção Unificada

Veja também:

SISU 2019 Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que são oferecidas vagas a candidatos do Enem em instituições públicas de ensino superior.

O processo de Seleção do SISU possui uma única etapa, que seria a inscrição. Ao efetuar a inscrição na página do programa, o candidato deverá escolher por ordem de preferência até duas opções entre várias vagas ofertadas pelas instituições que participam do programa SISU. Estas opções, poderão ser alteradas em seu período de inscrição.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema do SISU seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, conforme suas notas no Enem, serão considerados selecionados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas peloprograma de acordo com cada curso, dando preferência sempre a primeira opção escolhida pelo candidato.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Como funciona a Lista de Espera

Após a chamada regular do SISU, o sistema disponibilizará às instituições que participam do programa, uma Lista de Espera que será utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Nota de corte

Durante o período de inscriçao, o SISU calcula a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso de acordo com a quantidade de vagas ofertadas e total de inscritos par cada curso, a nota de corte, é apenas uma referência para o candidato monitorar sua inscrição, não sendo garantida a seleção para a vaga ofertada.

Resultado

O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Quer saber mais sobre, baixe o aplicativo

O novo aplicativo do Sisu o usuário pode acompanhar informações como a inscrição, ter o acesso as classificações parciais e também as notas de corte, alem ver o resultado final e a lista dos aprovados.

Para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada já no 1° semestre de 2019, o estudante que participou do (Enem) Exame Nacional do Ensino Médio  em 2018, e obteve a nota na redação maior que zero e não esteja na irregular  nas demais situações conforme descritas no item 2.5 do Edital do Enem 2018. Para acessar é preciso informar o número de inscrição do Enem de 2018 alem da senha mais recente cadastrada no Enem.

Gostou dessa oportunidade? Então compartilhe:

Check Also

Tabela atualizada do PIS 2019

PIS-Pasep, pagamento para nascidos em dezembro começam dia 12

Veja também: PIS-Pasep, pagamento para nascidos em dezembro começam dia 12 Nesta quarta dia 12 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *