Home / Serviços / IPVA tudo sobre o imposto para circulação de veiculos

IPVA tudo sobre o imposto para circulação de veiculos

Veja também:

IPVA tudo sobre o imposto para circulação de veículos

IPVA o que é e para que serve?

O (IPVA) é Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores trata-se de imposto dos estados, que é cobrado anualmente, um valor atribuído a cada veiculo automotor que esteja em registrado junto aos órgãos responsáveis. A taxa cobrada varia muito de estado para estado e gira em torno de 1% chegando até 6%, sobre o valor de cada respectivo veiculo, este valor é baseado sobre a tabela FIPE  http://www.fipe.org.br/web/indices/veiculos/introducao.aspx

O imposto deve ser pago pelo proprietário do veiculo seja ele moto, carro ou caminhão enfim qualquer veiculo automotor. Este imposto é cobrado anualmente geralmente entre os meses de janeiro a maio dependendo do estado em que o veiculo esta registrado. Cada região estipula o valor de parcelas para dividir o pagamento bem como o desconto para pagamentos a vista. O percentual da taxa cobrada também e definida por cada região, por isso sua variação.

IPVA

De todo o valor arrecadação é feita uma distribuição metade do valor fica com o próprio estado para seus investimentos geralmente para conservações de estradas. A outra metade é repassada para os cofres públicos da união para ser aplicados em educação e saúde.

Onde e como pagar o IPVA?

Todo veiculo automotor registrado recebe um numero único chamado de RENAVAM de posse deste numero o usuário poderá entrar no portal do Detran na sua região conforme listamos abaixo, e consultar gerar o relatório das pendencias do seu veiculo e gerar as guias para pagamentos.

Alguns bancos como por exemplo Banco do Brasil, Caixa e Bradesco já tem convênios com as secretarias da fazenda estadual e no próprio site do banco inserindo o numero RENAVAM ou placa do veiculo o usuário poderá realizar o pagamento do imposto. O pagamento é feito nos dias uteis se a data de pagamento cair em finais de semana ou feriado, poderá ser feito no próximo dia útil, sempre respeitando o calendário bancário.

Para pagamento em atraso estas taxa sofreram multa ao dia até o limite de 20%, mais juros de 1% ao mês.

O pagamento em dia é um dos requisitos para emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento obrigatório para circulação de veículos, este documento é solicitado pelo policial em ruas e rodovias, a falta dele gera multa e recolhimento do veiculo.

Pagamentos de anos anteriores, podem ser pagos separadamente?

Sim caso o condutor queira regularizar pendencias de anos anteriores basta acessar o site Detran com o numero RENAVAM e escolher o ano base que deseja regularizar os pagamentos pendentes.

Clique no link do seu estado e calcule seu IPVA:

Gostou dessa oportunidade? Então compartilhe:

Check Also

Tabela atualizada do PIS 2019

PIS-Pasep, pagamento para nascidos em dezembro começam dia 12

Veja também: PIS-Pasep, pagamento para nascidos em dezembro começam dia 12 Nesta quarta dia 12 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *