Home / Dicas de Viagens / Conheça o Jalapão

Conheça o Jalapão

Jalapão um lugar fantástico, localizado no estado de Tocantins. O parque estadual do Jalapão é uma grande área de conservação tem proteção integral e está localizada mais ao leste do estado de Tocantins.

Totalizando uma área de 158 970,95 Hectare, ou seja mais de 1,5 milhão de metros quadrados entre os municípios de São Félix do Tocantins e de Mateiros.

Foi criado em 2001 mais precisamente no dia 12 de janeiro daquele ano. É o maior parque do estado a vegetação que predomina é o cerrado mais ralo, por isso muitos o conhecem como um pequeno deserto.

Considerada a principal atração turística no Tocantins. Já foi palco de diversos programas de TV, tais como novelas e reality. A economia na região gira em torno do parque e principalmente através do artesanato local. Onde as comunidades da região utilizam o capim dourado típico da região para confeccionar seus lindos produtos.

Principais atrações do Jalapão

  • Ponte Alta e Cânion Sussuapara;
  • Fervedouros e Cachoeira da Formiga;
  • Trilha da Serra do Espírito Santo;
  • Prainha e Cachoeira da Velha
  • Canoagem no Rio Novo;
  • Dunas do Jalapão;

Onde hospedar

Pousadas no município de Ponte Alta do Tocantins

Pousada Águas do Jalapão 

Pousada Planalto

Pousada Beira Rio

Pousadas no município de Mateiros

Pousada Beira da Mata

Pousada Santa Helena

Pousada Panela de Ferro

Pousada Buritis do Jalapão

Pousada Vereda Tropical

Pousada Jalapão

Para os amantes de aventuras existe muitas opções de camping.

Atrações turísticas do Jalapão

São diversas oportunidades e lugares para conhecer, as que se destacam são piscinas naturais onde é impossível afundar águas extremamente cristalina onde podemos nadar, andar de caiaque e aproveitar rios de água potável.

Na região existem diversas trilhas que levam a rios de águas clara, dunas e montanhas, diversão e aventura para todos. Uma dica é aproveitar o por do sol muitos dizer ser o mais lindo que já viram.

As piscinas naturais são paradisíacas quem entra não quer mais sair, os fervedouros brotam do fundo dando a sensação de flutuação na água.

Outra pedida é tomar banhos de cachoeiras consideradas entre as mais lindas do mundo. A mais conhecida é a Cachoeira da Velha.

Como chegar no Jalapão

O Jalapão está localizado no estado do Tocantins sua chagada é através da capital do estado em Palmas. De Palma são 300 km para chegar a região, existem empresas que fazem o translado entre a capital e a região. Basta procurar os guichês ou folders no aeroporto ou hotéis em Palmas.

Como a região é muito distantes os fretes somente são feitos em grupos assim que fechado 24 pessoas partem para região geralmente as saídas são entre sexta-feira e sábados.

Não existe ônibus de linha e transportes coletivos entre as cidades. O mais próximo seria transporte coletivo até Ponte Alta, que é conhecida como o portal do Jalapão.

SAIBA MAIS DICAS DE VIAGENS AQUI

As melhores épocas para viagem estão entre os meses de maio a setembro época de seca, são dias quentes e noites com temperaturas mais amena. Setembro é a época do capim dourado, a primeira metade de setembro é a época da colheita.

Entre setembro e maio considerado verão na região ocorre muitas chuvas a variação de temperatura durante o dia e noite é mais sutil. A melhor época seria maio a setembro.

Uma sugestão é reservar pelo menos 5 dias para conhecer todas as atrações da região. Vá preparado com roupas leves, roupas e calçados para trilhas, roupas de banho e principalmente repelentes pois costuma aparecer muitos insetos.

A experiencia vale a pena serão dias incríveis e que nuca serão esquecidos.

Gostou dessa oportunidade? Então compartilhe:

Check Also

maragogi

Passe suas férias em Maragogi

Maragogi é um município de Alagoas, fica a 125 quilômetros da capital do estado, Maceió. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *