Sisu – Tire suas dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificada

O Sisu é um sistema gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) possui apenas uma etapa, a inscrição. O candidato pode escolher até duas opções de vagas entre as ofertadas pelas instituições que fazem parte do programa, durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar sua opção, sendo considerada válida a última inscrição confirmada.

Sisu

Sisu

Os candidatos que podem se inscrever no Sisu, são os candidatos que fizeram o Enem no ano anterior e que tenham obtido nota acima de zero na redação, algumas instituições exigem notas mínimas para a inscrição em alguns cursos, caso não seja possível, o sistema emitira uma mensagem com a informação. O candidato que esta matriculado em uma instituição de ensino superior, poder realizar também sua inscrição, desde que tenha partitipado do Enem do ano anteior, mas o mesmo não poderá ocupar duas vagas ao mesmo tempo em instituições públicas.

Para a inscrição no Sisu, o candidato não pagará nenhuma taxa e precisará do número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. Será necessário também, caso aprovado, os documentos exigidos pela instituição no momento da mátricula para o curso desejado.

O resultado do Sisu, é disponibilizado na página do SisuAluno , nas instituições participantes ou através do telefone da Central de Atendimento do MEC 0800-616161. O candidato selecionado, deverá verificar junto a instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula, dentro do prazo definido pelo programa, disponível na página do SISU. O candidato não aprovado, que deseja participar da lista de espera, deverá manifestar seu interesse através do sistema Sisu, dentro do cronograma estipulado pelo programa, através do sistema também será possível acompanhar a lista de espera.

Confira as informações sobre o PRONATEC

Precisa do FIES? Saiba como fazer 

 

Leave a Reply