Prouni – Tire suas dúvidas sobre Programa Universidade para Todos

O Prouni é um programa do MEC (Ministério da Educação) de bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e até de formação específica.

prouni

prouni

Quem pode se inscrever?

Podem realizar a inscrição no Prouni os candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem no ano anterior.
Além disso o candidato deverá cumprir um dos requisitos abaixo:

– o candidato deverá ter cursado o ensino médio completo em rede pública ou rede privada sendo bolsista integral da própria escola;
– ser pessoa com deficiência;
– ser professor de escola pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de professos permanentes da escola, e concorrer as bolsas de estudo em cursos de licenciatura. Não é exigida a comprovação de renda para estes casos.

Qual o valor das bolsas?

As bolsas de estudo podem chegar a 100% do valor, sendo estes para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, a bolsa pode chegar a 50%.

Lista de espera

Ao final das 2 chamadas, o candidato poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Prouni, respeitando o cronograma informado pelo programa. A lista de espera é única para cada curso e turno de cada local de oferta de bolsa.
Poderá participar da Lista de Esperado do Prouni exclusivamente para o curso correspondente a primeira opção escolhida e:
– candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares;
– candidato pré-selecionado em sua segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.
O candidato poderá participar da lista, com a segunda opção de curso nos casos:
– não pré-selecionado nas camadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção;
– não pre-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;
– pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Para aumentas suas chances no Prouni, consulte durante o período de inscrições, a nota de corte dos cursos. Assim você saberá qual a nota do último candidato classificado em cada curso. A nota é informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição e atualizada diariamente a partir das 3h30. Esta nota é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de pré-seleção para a bolsa.

As inscrições para o Prouni, podem ser realizadas através do site: http://siteprouni.mec.gov.br

 

Veja também tudo sobre o SISU

Leave a Reply