Pronatec – Saiba como realizar a inscrição

Pronatec

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, formentar e apoiar a expansão da rede física de educação, contribuir com a melhor qualidade do ensino médio público, ampliar as oportunidades dos trabalhadores por meio da formação e qualificação profissional e estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos.

Pronatec

Pronatec

Inscrições Pronatec

As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é realizada através do site do programa e poderá ser feita até dia 18 de agosto. Os institutos Federais, Senai e o Senac apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano, através deles é possível conferir o calendário de matrículas destinadas ao Pronatec.
Os candidatos que já fizeram o curso do Pronatec uma vez, poderão, de acordo com a Portaria MEC de número 817/2015 realizar até três matrículas ao ano em cursos ofertados por intermédio da Bolsa-Formação, sendo matrícula em cursos técnicos. Os estudantes que concluírem com êxito cursos profissionalizantes associados a itinerários formativos poderão se beneficiar com acesso aos cursos técnicos, aproveitando os conhecimentos adquiridos previamente e concluindo em menor tempo uma nova formação.
Você poderá também se inscrever para as vagas através do portal do SISTEC, através do link http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro basta preencher os requisitos.

Quais os cursos ofertados?

O Pronatec oferta mais de 600 cursos de qualificação e mais de 200 técnicos que podem ser consultados através do link abaixo:
http://portal.mec.gov.br/pronatec/cursos-pronatec

Você poderá também consultar as vagas através do portal do SISTEC, através do link http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro 

Quais as instituições parceiras do Pronatec?

Através dos parceiros, é possível realizar oferta de vagas homologadas pelo MEC e obter condições necessárias para o desenvolvimento dos cursos, confira abaixo quais são eles:
– SENAC

– SENAI

– SENAR

– SENAT

Mais informações através do site oficial do PRONATEC http://portal.mec.gov.br/pronatec 

Leave a Reply