PIS/Pasep para idosos, saiba como consultar o saldo

Se você é homem com mais de 65 anos ou mulher com mais de 62 anos e tiverem saldo no PIS/PASEP o governo liberou o calendário de pagamento de saque do abono. De acordo com informação do governo, participam do fundo trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram para o PIS/PASEP até 04/101988, e que tenham saldo disponível.  Trabalhadores que passaram a contribuir após essa data não possuem saldos para resgate.

Conforme informações levantadas pelo site Economiasocial.net, cerca de 7,8 milhões de pessoas vão poder sacar quase 16 bilhões de reais.

Para consultar 0 saldo, o trabalhador poderá verificar junto ao site da Caixa,  através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspi. Para realizar a consulta é necessário o número do NIS, que pode ser encontrado:

– no Cartão do Cidadão;

– ​nas anotações gerais de Carteira de Trabalho antiga;

– na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;​ ​

– no extrato do seu FGTS impresso.

Para consultar, além do número do NIS, o beneficiário também precisará de uma senha. Quem já possui a Senha Cidadão pode fazer o login através do site https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01 ,  , e informar a Senha Internet que deseja cadastrar. Quem não possui a senha pode clicar em “esqueci a senha” e preencher os dados solicitados, ou, se tiver o Cartão Cidadão, fazer um pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207. Para quem não tem o cartão, também é possível fazer o cadastramento em uma agência da Caixa.

Calendário do PIS para aposentados

À partir de 19 Outubro de 2017 – Homens e Mulheres com mais de 70 anos

À partir de 17 Novembro de 2017 – Homens e Mulheres aposentados

À partir de 14 Dezembro – Homens com 65 anos ou mais e Mulheres com 62 anos ou mais.

Não foi informado data limite para saque dos recursos. Ou seja, a partir das datas informadas acima, o dinheiro vai estar disponível para o cotista e poderá ser retirado no momento em que ele achar mais conveniente.

 

Leave a Reply